Declaração de Independência, Imparcialidade e Confidencialidade
A SUPERCARGO, Superintendência e Comércio Alimentar, Lda., (de agora em diante SUPERCARGO) é uma entidade de inspeção que, no âmbito das inspeções de produtos alimentares, realiza atividades de “Inspeção, amostragem e supervisão de pesagem de cargas e descargas de produtos agrícolas em graneis e remessas”, de acordo com os requisitos da norma ISO 17020:2013 e Gafta Rules números 123 e 124.
Para oferecer estas atividades aos seus clientes, a SUPERCARGO utiliza diferentes vias de contacto, como: visitas comerciais, envio de correspondência postal e eletrónica e página Web.
Todas as atividades identificadas (de prestação de serviço e comerciais) são realizadas de maneira independente, imparcial e confidencial. Para assegurar a independência, imparcialidade e confidencialidade, a SUPERCARGO delega no seu Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) a responsabilidade e autoridade de monitorizar e verificar as medidas adotadas para o efeito. O Gestor do SGQ atua de forma autónoma e independente, no caso de identificar ou detetar falhas da empresa ou das pessoas que compõem os seus quadros no cumprimento deste compromisso.
A SUPERCARGO não detém capital nem é detida por outra entidade, nem oferece nenhum serviço ou desenvolve atividades de investigação e desenvolvimento, produção, compra, venda, armazenamento, propriedade, utilização ou preservação que possam causar conflitos de interesse aos seus serviços de inspeção. A SUPERCARGO identificou, analisou e documentou as diferentes fontes de conflito de interesse que possam surgir no desempenho das suas atividades de inspeção. A SUPERCARGO realiza análises periódicas das possíveis fontes de conflito de interesse e, quando assim se verifique, toma as devidas ações para eliminar os mesmos.
A SUPERCARGO não coloca informação sobre os seus clientes no domínio público. No caso de publicação por imperativo legal, acordo contratual ou outro, antes de o fazer, a SUPERCARGO informa o cliente e requer o consentimento do mesmo para o efeito, exceto quando não permitido por lei.
Todo o pessoal vinculado à SUPERCARGO, por contrato de trabalho, bem como entidades subcontratadas para exercerem atividades de inspeção em seu nome, não podem desenvolver atividades próprias de investigação e desenvolvimento, produção, compra, venda, armazenamento, propriedade, utilização ou preservação que conflituem com a atividade da mesma. Mais, são obrigadas a manter confidencialidade sobre todas as informações obtidas durante o desenvolvimento dos serviços, no âmbito da atividade da SUPERCARGO. Obrigam-se ainda a informar a Supercargo sobre quaisquer situações que conflituem com o declarado anteriormente. Todo o pessoal e entidades subcontratadas que trabalha para e em nome da SUPERCARGO estão comprometidos com o cumprimento desta declaração.
A SUPERCARGO tem definido um processo de tratamento de Reclamações e Recursos que, a pedido, disponibiliza a clientes e outras partes interessadas.
Monte da Caparica, 25 de Maio de 2021
Artur Carlos Teixeira Ferreira da Rocha
Gerente/Diretor Técnico
SUPERCARGO, Superintendência e Comércio Alimentar, Lda.